sábado

UM MÊS, 31 FILMES - DIA 19 - MELHOR FAROESTE

Gênero americano por natureza, o western tem seu panteão de heróis próprios, onde pairam soberanos nomes como John Wayne, John Ford e o Clint Eastwood, que tornou-se respeitado como cineasta ao forjar o réquiem definitivo do estilo, "Os imperdoáveis" - cujo sucesso deflagrou, por pura ironia, uma nova onda de interesse por histórias que exigem descampados fotografados com precisão, cavalos e heróis acima do bem e do mal (ainda que a partir da década de 90 o revisionismo do gênero mudou muito as coisas... pra pior).

Mas, por mais que Eastwood mereça todo o respeito, western, pra mim remete diretamente à dupla John Ford/John Wayne. E a quintessência do gênero é "Rastros de ódio", que apresenta todos os clichês possíveis (que ainda eram apenas elementos narrativos). Estão no filme de Ford a violência, a beleza do Monument Valley, o maniqueísmo que sobrepujava os índios em detrimento dos brancos e o próprio John Wayne em papel ícônico.

E além de tudo, é um baita filme, daqueles que prendem a atenção até o final (apesar de alguns elementos cômicos que poderiam ter sido deixados de lado).

Nenhum comentário:

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...