sábado

UM MÊS, 31 FILMES - DIA 20 - MELHOR COMÉDIA ROMÂNTICA

Quais são os ingredientes essenciais para que se tenha uma boa comédia romântica, daquelas que extrapolam as limitações do gênero para tornarem-se clássicas por si mesmas? Um casal com boa química, é claro. Um roteiro romântico e engraçado ao mesmo tempo, para dar equilíbrio. Cenários naturais deslumbrantes sempre ajudam, e se for Nova York melhor ainda. Personagens verossímeis também são importantes, para que as pessoas consigam se identificar. Uma trilha sonora atemporal também ajuda. E, at last but no least... uma cena destinada a antologias de cinema.

Todos os ingredientes acima fazem parte da receita de "Harry & Sally, feitos um para o outro", uma das mais deliciosas comédias românticas da história de Hollywood. Um texto afiado de Nora Ephron, uma direção sensível de Rob Reiner, uma dupla central acima de quaisquer dúvidas - Meg Ryan tornando-se expert no assunto e Billy Cristal em seu melhor papel até hoje -, uma trilha sonora de standards do jazz (influência de Woody Allen) e uma Manhattan deslumbrante batem ponto no filme que é referência absoluta ao gênero.

A cena antológica? O falso orgasmo no restaurante lotado, ora essa...

2 comentários:

Hugo disse...

Este filme é quase uma unanimidade na escolha deste Meme.

Abraço

Fabi disse...

É demais... Mas e Annie Hall?

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...