terça-feira

KIKA

KIKA (Kika, 1993, El Deseo, 114min) Direção e roteiro: Pedro Almodovar. Fotografia: Alfredo Mayo. Montagem: José Salcedo. Figurino: José María Cossio, Gianni Versace. Direção de arte: Alain Bainée, Javier Fernandez. Produção: Agustin Almodovar. Elenco: Veronica Forqué, Peter Coyote, Victoria Abril, Àlex Casanovas, Rossy de Palma, Santiago Lajusticia. Elenco: 29/10/93

Dono de uma das mais criativas mentes do cinema europeu, o cineasta e roteirista Pedro Almodovar tem uma séria tendência ao melodrama. Reviravoltas mirabolantes, crimes misteriosos e passionais e amores obsessivos são moeda corrente em sua filmografia. Normalmente pródigo em equilibrar elementos dramáticos com as mais absurdas e surreais situações, o espanhol também é especialista em criar memoráveis personagens femininas. Por isso, não é nenhuma surpresa o fato de o maior destaque de "Kika" seja justamente uma bizarra jornalista chamada Andrea Caracortada. Sensacionalista e fria a ponto de filmar impassível um assassinato - para aumentar os índices de audiência de programa de TV chamado "O pior do dia" - ela é vestida por Jean-Paul Gautier, pilota uma motocicleta com um capacete munido de uma câmera e abusa de imagens do mundo-cão para sobressair em sua profissão - além, é claro, de ostentar uma cicatriz na face direita. A surpresa aqui é que Andrea Caracortada, apesar de roubar todas as cenas em que aparece, não é a protagonista do filme.

Vivida por Veronica Forqué, a personagem-título é uma maquiadora dotada de grande otimismo que, mesmo morando com o namorado fotógrafo, Ramon (Alex Casanova), mantém um tórrido romance com o padrasto dele, o escritor americano Nicholas (Peter Coyote). A volta de Nicholas à Espanha abala o relacionamento um tanto frio de Kika e Ramon, especialmente porque o rapaz desconfia que a morte de sua mãe não foi o suicídio oficial e sim um assassinato. O triângulo amoroso cruza o caminho de Andrea - novamente, já que ela foi amante de Ramon em outros tempos - quando o ator pornô Pablo (Santiago Lajusticia), irmão da empregada lésbica de Kika, Juana (Rossy de Palma), invade o apartamento da esteticista e a estupra repetidas vezes.

Apesar de brincar com temas sérios - violência sexual, adultério, homicídios - Almodovar não consegue, em "Kika" repetir o mesmo nível de sucesso de seu filme mais famoso até então, "Mulheres à beira de um ataque de nervos". Indeciso entre narrar uma história policial ou debochar dos excessos com que o gênero se mantém, ele não atinge aqui o delicado equilíbrio entre o drama e a comédia de seus trabalhos anteriores. Prejudicado pela falta de carisma de sua atriz principal - que substituiu Maria Barranco (a amante do terrorista de "Mulheres...") na última hora - o décimo longa-metragem de Almodovar esbarra na falta de interesse da história, não particularmente empolgante. No entanto, espertamente, seu maior trunfo acaba se tornando também a prova da fragilidade de sua protagonista.



Na pele de Andrea Caracortada - e se divertindo notadamente em cena - Victoria Abril tem os diálogos mais "almodovarianos" do filme, repletos de um humor surreal  (a entrevista que faz com a mãe de um acusado de homicídio, por exemplo, é uma pérola de humor negro). Ainda que sua personagem não tenha uma profundidade maior - uma deficiência que o diretor curou majestosamente em seus trabalhos posteriores - Abril deita e rola, em uma das atuações mais fascinantes de sua carreira. Sempre que ela sai de cena o filme enfraquece, mesmo contando com a participação da também hilária Rossy de Palma. De Palma, aliás, um dos rostos mais estranhos do cinema europeu da época, também não fica atrás em termos de aproveitamento: todas as suas cenas nunca são menos do que engraçadíssimas. E isso inclui a polêmica sequência do estupro de sua patroa.

Em uma longa cena - mais de dez minutos - Almodovar mostra Kika sendo estuprada pelo irmão de sua empregada, um ator pornô foragido da cadeia que tenciona bater o recorde de gozar quatro vezes sem tirar. Em uma prova inconteste do humor sui generis do cineasta, ao invés de chocar ou indignar, a cena é uma das mais hilárias do filme - e isso inclui a participação de dois policiais bastante incomuns e um misterioso voyeur, que assiste a tudo de sua janela. Enquanto é estuprada, Kika não chora nem dramatiza: conversa com seu agressor e até mesmo tenta ajudá-lo em sua missão, ao simular o orgasmo mais falso da história do cinema...

Talvez "Kika" seja o filme menos brilhante de Almodovar - uma espécie de transição entre seu lado marginal e seu status de autor que se firmaria em pouco tempo. Mas é divertido, diferente e jamais comum, o que, convenhamos, é bom o suficiente.

10 comentários:

renatocinema disse...

Adoro os trabalhos do diretor. Kika é um dos que menos me agradou. Prefiro outros filmes.

Anônimo disse...

Ηello Therе. Ι discovered your wеblοg the use of
msn. This is an extremelу well writtеn artiсle.
I ωill be sure to bοokmark it аnԁ come bасk tο learn mοгe
of your uѕeful іnformаtion. Thanks fοr the
post. I will definitely return.
Here is my website www.xanadu.nagarajan.net

Anônimo disse...

I am curiouѕ to find out what blog system уou're using? I'm havіng some mіnοr secuгity іssues wіth
my lаtest ωebѕite аnԁ I would liκе to find somethіng more safe.
Do you havе аny suggestionѕ?
Feel free to surf my site : v2 cigs

Anônimo disse...

I have гead some excellent ѕtuff here.
Certainly pгice boоkmarκing for revіsiting.
I surprise hοw so muсh effort yоu set tо mаke thiѕ soгt of wonԁerful informаtive web
sіte.

my homepаge ... [url=http://www.sfgate.Com]http://www.sfgate.com
Also see my page - V2 Cigs review

Anônimo disse...

It's awesome to go to see this site and reading the views of all mates concerning this post, while I am also zealous of getting experience.

Also visit my web site :: Sfgate.Com
Also see my site - http://ghostwhite.w3bookmarks.com/user/profile/margaretdy

Anônimo disse...

Remarkable! Its trulу гemаrkable pоst,
I haνe got much clеar іdеa on the topic of from this рaragraph.


Also viѕit my ωebpаge: www.sfgate.com

Anônimo disse...

Ηi, after reaԁing this amazіng artіcle i am too chеeгful to ѕhaге my knоw-hοω
heгe wіth mates.

Look intо mу weblоg :: http://psz-24.cba.pl/

Anônimo disse...

Pretty nice post. І sіmply stumbled upοn your blog and
wishеd to mention that I've truly loved surfing around your weblog posts. In any case I will be subscribing in your feed and I am hoping you write again soon!

My weblog: Silk N Sensepil Coupon
Also see my web site - www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

Anônimo disse...

Way cоol! Some very ѵalіd points!
I aрpreciate you ωrіting this article and
also the rest of the site is аlsο very good.


Also viѕіt my webpagе; http://sintorn.se/

Anônimo disse...

Nicе poѕt. І learn somethіng tоtally
new and сhallenging on blogs I stumbleupon eѵery day.
It will always bе exciting to read content from οther authoгs
anԁ use a lіttle something from their wеbsitеs.


Feel free to viѕіt my web ѕite; Look At This

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...