quarta-feira

ALTA FREQUÊNCIA

ALTA FREQUÊNCIA (Frequency, 2000, New Line Cinema, 118min) Direção: Gregory Hoblit. Roteiro: Toby Emmerich. Fotografia: Alar Kivilo. Montagem: David Rosenbloom. Música: Michael Kamen. Figurino: Elisabetta Beraldo. Direção de arte/cenários: Paul Eads/Beth Kushnick, Gordon Sim. Produção executiva: Richard Saperstein, Robert Shaye. Produção: Bill Carraro, Toby Emmerich, Gregory Hoblit, Hawk Koch. Elenco: Dennis Quaid, Jim Caviezel, Elizabeth Mitchell, Noah Emmerich, Andre Braugher, Shawn Doyle, Melissa Errico, Michael Cera. Estreia: 28/04/00

A premissa é inverossímil, mas é impossível negar que “Alta freqüência” é um suspense que cumpre o que promete. O cineasta Gregory Hoblit já havia demonstrado competência com o drama de tribunal “As duas faces de um crime” e aqui, mesmo sem tentar alçar grandes vôos de criatividade, realizou um filme que prende a atenção do início ao fim. Apesar do roteiro com algumas falhas – nenhuma ofensiva, diga-se de passagem – é uma diversão extremamente eficaz. Não é à toa que o filme não fez feio nas bilheterias americanas, arrecadando quase 70 milhões de dólares pelo mundo – vale lembrar que custou pouco mais de 20 (o que seria impraticável se o projeto original tivesse vingado com a direção de Renny Harlin e a protagonização de Sylvester Stallone).

A trama começa em outubro de 1969, em meio a uma aurora boreal (a tênue tentativa do roteiro em explicar os fenômenos da história). O bombeiro Frank Sullivan (Dennis Quaid) perde a vida em um incêndio, deixando viúva a enfermeira Julia (Elizabeth Mitchell) e órfão seu fillho único, o pequeno John, de seis anos de idade. Trinta anos depois, John (já interpretado por Jim Caviezel, alguns anos antes de virar Cristo na obra de Mel Gibson) é um policial com problemas conjugais que vive das lembranças do pai. Durante outra aurora boreal, no entanto, algo inusitado acontece: através de ondas do rádio amador de Frank, John consegue se comunicar com seu pai, no passado. Assustado a princípio, logo John tem uma ideia que parece sensacional e, avisando Frank do acidente que lhe causaria a morte, poupa-lhe a vida. A alegria de ter salvo a vida de seu pai, porém, logo vira pesadelo. Atônitos, pai e filho, em épocas distintas, descobrem que a mudança que causaram no passado causou a morte de várias mulheres, assassinadas por um serial killer. E o pior: uma das vítimas acaba sendo justamente Julia, sua esposa e mãe. Mesmo com três décadas os separando, Frank e John se unem para tentar impedir os crimes, proteger a mulher que amam e por na cadeia o assassino. Desacreditados, eles vêem a situação piorar ainda mais quando, devido a seu envolvimento na tentativa de salvar uma vítima, Frank passa a ser suspeito dos crimes.


Dennis Quaid aproveita uma das melhores fases de sua carreira na pele do destemido e sensível bombeiro Frank Sullivan, mas é o jovem Jim Caviezel quem mais impressiona. Sua personagem, frágil e triste, assume contornos quase mágicos quando passa a conversar com seu pai, com seu melhor amigo e com ele mesmo quando criança. Caviezel está comovente e é uma pena que o diretor não tenha dado mais tempo na tela a esses encontros familiares, preferindo concentrar-se no suspense do roteiro. A opção de Hoblit em focalizar sua história na ação e não no drama priva o público de alguns momentos que poderiam ter sido ainda mais emocionantes, mas sua escolha mostra-se acertada no momento em que o filme, até então com um ritmo todo particular, passa a ser mais filme que aposta suas fichas em cenas de correria e tiroteio. A magia se perde um pouco, mas felizmente o diretor sabe o que faz, proporcionando bem construídas cenas de tensão que não decepcionam os fãs do gênero.

Na contagem final, “Alta freqüência” vale ser conferido. Tem uma história interessante, bons atores e em nenhum momento promete o que não pode oferecer. Essa honestidade faz toda a diferença.

2 comentários:

Hugo disse...

É um bom filme, mesmo tendo uma história absurda, o roteiro prende a atenção.

Jim Caviezel é um bom ator, pena que muitas vezes escolha papéis em filmes ruins. Aqui ele acertou na escolha.

Abraço

Anônimo disse...

Obrigada pelas informações alta frequência

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...