sexta-feira

TUDO POR AMOR

TUDO POR AMOR (Dying young, 1991, 20th Century Fox, 111min) Direção: Joel Schumacher. Roteiro: Richard Friedenberg, romance de Marti Leimbach. Fotografia: Juan Ruiz Anchia. Montagem: Robert Brown, Jim Prior. Música: James Newton Howard. Figurino: Susan Becker. Direção de arte/cenários: Cricket Rowland. Casting: Mary Goldberg. Produção: Sally Field, Kevin McCormick. Elenco: Julia Roberts, Campbell Scott, Vincent D'Onofrio, Colleen Dewhurst, David Selby, Ellen Burstyn. Estreia: 21/6/91

Depois de ter seduzido plateias do mundo inteiro com uma comédia romântica e dois suspenses, Julia Roberts achou que faltava algo para demonstrar sua versatilidade. Nada melhor, portanto, do que investir em um românce ao estilo "Love story". Produzido por sua mãe no choroso "Flores de aço", Sally Field, o drama "Tudo por amor" reuniu a linda mulher ao diretor Joel Schumacher, de "Linha mortal", mas não fez o barulho esperado. Era a primeira mostra de que a estrela de Julia estava começando a apagar-se - o que iria acontecer ainda na primeira metade dos anos 90, para depois ressurgir com força total.

Na verdade a culpa do semi-fracasso de "Tudo por amor" - semi porque o filme tem seus fãs inveterados - é o fato de contar uma história bastante triste e deprimente, que quase anula a maior qualidade de Roberts: sua vivacidade. Ainda que altere consideravelmente o final do livro em que é baseado - na verdade o romance acaba um pouco adiante do que é mostrado nas telas - o filme de Joel Schumacher é suficientemente melancólico para afastar o público que apaixonou-se pelo largo sorriso da atriz. E ter Schumacher, um cineasta não exatamente criativo ou ousado, por trás das câmeras não ajuda muito no resultado final. A maior qualidade de "Tudo por amor" é justamente a tentativa de seu elenco em transformar uma montanha de clichês em algo minimamente interessante.



Julia Roberts - menos bela e sedutora do que o normal - vive Hilary O'Neil, uma jovem que, depois de sair da casa onde vivia com o namorado infiel, atende um anúncio de jornal procurando uma enfermeira. Mesmo sem ter nenhuma experiência no assunto, suas belas pernas e a ajudam a conseguir o emprego como acompanhante 24h de Victor Geddes (Campbell Scott), um rapaz de 28 anos que tem leucemia desde a adolescência. A princípio assustada com as reações adversas do jovem a seu tratamento de quimioterapia, ela aos poucos começa a realmente cuidar dele e ajudá-lo em sua recuperação. Quando eles viajam para a praia para que ele termine sua tese de doutorado, eles se descobrem apaixonados, mas a doença volta a ser uma ameaça à sua felicidade.

Enquanto Roberts não parece à vontade com sua personagem, é Campbell Scott quem se destaca no difícil papel de Victor, um rapaz dividido entre a tentativa de uma vida normal e a cura de sua doença. Sem apelar para a lágrima fácil, o filho do grande ator George C. Scott consegue ser sedutor, agressivo, frágil e apaixonante. Não é à toa que a linda mulher cai de amores por ele...

7 comentários:

renatocinema disse...

Joel Schumacher jamais merece meu respeito....como alguém que se acha diretor realiza filmes como Batman Eternamente e Batman & Robin. Tudo por Amor é só para quem gosta de chorar, chorar e chorar em filmes.

! Marcelo Cândido ! disse...

Lembro-me desse na sessão da tarde !

jake disse...

amu esse filme ja vi umas dez vezes ele e lindo o ator ahhhhhhhhhhhh um doente desse na minha casaaaa

Sandra Paes disse...

Amo muito esse filme, ele é lindo so acho que teria que ter um final melhor mesmo que ele infelizmente morrece no final. Mas foi lindo e emocionante.

skox disse...

Bom dia 😙

Lendo esse post (e os posts anteriores), já favoritei este blog !!!!

Os filmes que mais gostei do Joel Shumacher são os 10 listados abaixo:

1) Por um Fio (2003)
2) Número 23 (2006)
3) Um Dia de Fúria (1993)
4) Linha Mortal (1990)
5) Tempo de Matar (1996)
6) O Cliente (1994)
7) Tigerland (2000)
8) 8 milímetros (1999)
9) Transgressão (2011)
10) Más Companhias (2002)

Que Deus o tenha 🤨😱😭, Joel.

Que esse blog continue assim ...

Clenio disse...

Skox, obrigado pela visita e desculpa a demora em responder, o Google não estava me avisando dos comentários.... Continue por aqui comentando. Abraços.

Maria Marx disse...

Filme com aquele velho clichê onde as pessoas romantizavam relacionamento abusivo. Ele mesmo doente a tratava mal e quando ficava bêbado também. Ele sempre fazia de tudo para humilhar ela só por que ele teve mais estudos que ela.

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...