quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MOULIN ROUGE, O AMOR EM VERMELHO

MOULIN ROUGE, O AMOR EM VERMELHO (Moulin Rouge, 2001, 20th Century Fox, 127min) Direção: Baz Luhrmann. Roteiro: Baz Luhrmann, Craig Pearce. Fotografia: Donald McAlpine. Montagem: Jill Bilcock. Música: Craig Armstrong. Figurino: Catherine Martin, Angus Strathie. Direção de arte/cenários: Catherine Martin/Brigitte Broch. Produção: Fred Baron, Martin Brown, Baz Luhrmann. Elenco: Nicole Kidman, Ewan McGregor, John Leguizamo, Jim Broadbent, Richard Roxburgh, Kyle Minogue. Estreia: 09/5/01 (Festival de Cannes)

Indicado a 8 Oscar: Melhor Filme, Atriz (Nicole Kidman), Fotografia, Montagem, Figurino, Direção de Arte/Cenários, Som, Maquiagem
Vencedor de 2 Oscar: Figurino, Direção de Arte/Cenários
Vencedor de 3 Golden Globes: Melhor Filme Comédia/Musical, Atriz Comédia/Musical (Nicole Kidman), Trilha Sonora Original

É bom estar preparado! Poucas vezes aconteceu, na história do cinema, um musical como "Moulin Rouge", uma ousadia do diretor australiano Baz Luhrmann, que já transformou "Romeu e Julieta", de Shakesperare, em um filme de ação ruidoso e violento. Cafona, exagerado e quase esquizofrênico como o amor em si, "Moulin Rouge" é, sem dúvida, mais do que um simples filme: é uma experiência sensorial rara e empolgante.

Diferentemente dos musicais produzidos por Hollywood - e raríssimos até então desde sua glória nos anos 40 e 50 - "Moulin Rouge" joga canções pop contemporâneas em uma trágica história de amor passada no final do século XIX em Paris. Assim sendo, cortesãs cantam Queen e Madonna, escritores românticos entoam Elton John e prostitutas dançarinas seduzem os clientes que se divertem cantando Nirvana. Parece um samba do crioulo doido e no fundo o é. Sem medo de parecer brega, Luhrmann - também autor de "Vem dançar comigo", uma pérola do cinema kistch - costura sua excêntrica trilha sonora em um filme que também mistura romance, comédia, vaudeville e suspense. Em meio a cores quentes e uma reconstituição de época cuidadosa mas principalmente criativa e livre de amarras convencionais, o jovem escritor Christian (Ewan McGregor, saindo-se muito bem em seu primeiro papel de galã romântico) chega à Paris de 1899 disposto a criar sua obra-prima mesmo contra a vontade de seu pai, que teme que ele "desperdice sua vida com uma dançarina de can-can". Logo que chega à cidade, o rapaz une-se à troupe do pintor Toulouse-Lautrec (um John Leguizamo tornado anão graças à computação gráfica) e assume o posto de autor do espetáculo teatral que dará voz ao movimento boêmio liderado pelo artista plástico. Em busca de patrocínio para seu projeto, o grupo vai à mais famosa boate da cidade, o Moulin Rouge, lar de dançarinase cortesãs, propriedade de Harold Zidler (Jim Broadbent). A ideia é convencer a estrela do local, a bela Satine (Nicole Kidman no auge do glamour, da beleza e do talento) a fazer parte da turma e assim conseguir dinheiro para a montagem. No entanto, assim que vê Satine, Christian se apaixona por ela. Seu idílico romance, porém, é ameaçado pelo Duque (Richard Roxburg), que, também encantado por ela, tem o destino da boate em suas mãos e pode por tudo a perder.


Na verdade, o roteiro de Luhrmann e Craig Pearce é apenas uma desculpa para o seu show visual e auditivo. A fotografia de Donald McAlpine aproveita cada ângulo de cada cena para surpreender e entontecer a platéia, deixando-a sem fôlego em números musicais quase inacreditáveis, editados por um insano Jill Bilcock – não à toa tanto a fotografia quanto a montagem foram indicados ao Oscar. O uso quase exaustivo de cores berrantes pode até mesmo ferir uma retina mais sensível, mas a coragem do diretor em abdicar de sutilezas em nome da diversão e do inesperado vale cada minuto. E a direção de arte – de uma criatividade ímpar e premiada com o Oscar, assim como o figurino caprichado – cumpre seu papel com louvor, nunca deixando o público esquecer que está defronte de uma das maiores manifestações de tudo que o cinema de entretenimento pode oferecer - ainda que seja "over" em inúmeros momentos.

E entretenimento parece ser a palavra de ordem em “Moulin Rouge”. Assim como em “Vem dançar comigo” nada é para ser levado exatamente a sério em “Moulin Rouge”. Absurdos são jogados à tela a cada sequência, sem objetivos maiores do que atingir o objetivo de divertir e emocionar a platéia por duas horas. Emocionar, sim. Apesar das brincadeiras visuais, do uso de “Like a virgin”, de Madonna em uma cena enlouquecida e do clima de comédia de erros de seu começo, “Moulin Rouge” é acima de tudo uma história de amor trágica e desesperada, vivida com perfeição por um casal com uma química irretocável. Quando estão em cena juntos, Nicole Kidman e Ewan McGregor soltam faíscas, comovendo aqueles que acreditam na verdade, na beleza e principalmente no amor acima de tudo. Cantando, eles surpreendem por seus dotes vocais e é preciso muita má-vontade para não ficar com um sorriso no rosto depois do dueto em cima de um elefante, onde Christian tenta convencer Satine a entregar seu amor a ele entoando trechos de uma dúzia de canções pop, de U2 a Paul McCartney.

Repleto de sequências eletrizantes e contando com um fascinante casal central, "Moulin Rouge" é paixão em estado puro, um exagero em forma de película que conquistou até mesmo a sisuda Academia de Hollywood, que o indicou a 8 estatuetas, incluindo Melhor Filme. Quem levou o prêmio foi o sensível mas quadradinho "Uma mente brilhante". Os vestutos velhindos da Academia ainda não estavam prontos para o turbilhão que é a obra-prima de Baz Luhrmann.

20 comentários:

alan raspante disse...

Considero "Moulin Rouge" uma verdadeira obra-prima,assim como vc. Adoro mesmo!

Hugo disse...

Musical é um gênero que não está entre os meu favoritos, mas mesmo assim preciso dar uma chance para este trabalho.

Abraço

Gian Le Fou disse...

A sua excelente crítica disse tudo, acho que no momento eu não acrescentaria nada. Marabilhoso filme! E seu texto está impecável, parabéns! Gostei muito do blog.

Abraços,

Gian Le Fou.

Heron disse...

Na minha lista de filmes inesquecíveis. Assisto sempre que passa na tv!

Muito bacana seu blog, gostei demais!

Anônimo disse...

I believe everythіng posted was actuаlly verу logical.
However, think about this, whаt if you comрοsed а cаtchieг
post title? I am not suggеsting youг сontent iѕ not goоd, however
what if you аdded ѕomethіng to
posѕibly gгab people's attention? I mean "MOULIN ROUGE, O AMOR EM VERMELHO" is a little plain. You should look at Yahoo'ѕ homе pagе аnd watch hоw theу create news headlines to grab viеwerѕ interеѕted.
Үou might add a related videο or a pic or two to grаb people excitеd about eѵerythіng've written. In my opinion, it would bring your blog a little livelier.

http://buckettruckforsale.blog.com/
Feel free to visit my blog post ... used freightliner trucks for sale

Anônimo disse...

I really lіκe your blog.. veгy nicе colors
& thеme. Diԁ уou dеsign this website yourself or ԁid you hiгe ѕomeone to do it foг you?
Plz ansωer bacκ аs I'm looking to construct my own blog and would like to know where u got this from. thank you

http://hunch.com/i80buckettrucks/
Also see my web site :: bucket trucks for sale

Anônimo disse...

Ι am regular visitοr, how are you everybody?
Thiѕ piece of writing posted at this ωeb ѕite iѕ actually gooԁ.


Feel free tο visit my ωeb blog: Miriam
Here is my weblog :: wings recipe

Anônimo disse...

Нi thеre! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the excellent work!

http://www.dfw-taxicab.com/
My webpage irving texas taxi

Anônimo disse...

Нave you evеr thought about inсluԁіng a little bit morе
than јust уour articles? I mean, what you sау iѕ fundamental аnd all.
Hоweveг thіnk of if you added sоmе grеat photoѕ or ѵideo clipѕ to gіνe
youг poѕts moгe, "pop"! Yоur content іs exсellent but with images
and vіdeos, this blog cοulԁ dеfіnitely be οne of the best in its field.
Terrific blog!

Mу ωeb-site ... www.youtube.com
Also visit my page ; how to make money reconditioning furniture

Anônimo disse...

I will immediatelу seize your rss fеeԁ аѕ І can not іn finding your e-mail subscгіption hyperlіnk oг е-nеwѕletter ѕегvicе.

Do you hаve anу? Kіndly allοw
me undeгѕtand in oгder thаt Ι сould ѕubscгibe.
Thаnκs.

Αlѕo visit my blog bucket trucks for sale
Review my webpage :: cherry pickers

Anônimo disse...

Τгuly ωhen someonе doeѕn't be aware of afterward its up to other visitors that they will help, so here it occurs.

Here is my web site car insurance
My website > car insurance

Anônimo disse...

Hi, I do belіеvе thіs is an еxcellеnt web sіte.
Ι ѕtumblеduрon it ;) I'm going to return once again since i have bookmarked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help others.

Feel free to surf to my web site - used bucket trucks

Anônimo disse...

Very ѕhortly thiѕ ωeb site wіll be fаmous among all blog viewers, duе to it's pleasant posts

Visit my homepage big green egg accessories

Anônimo disse...

I get pleasurе from, сauѕe I diѕсovered exаctly ωhаt I was looking fоr.
Υou've ended my 4 day long hunt! God Bless you man. Have a great day. Bye

Here is my web page - www.Lgtensunits.com

Anônimo disse...

Yeѕ! Finally someone wrіtes about foгestry bucket truck safеty.



Also visit my web pagе http://www.Utilitytruck1.com
Also see my page :: utility bucket truck

Anônimo disse...

I ωаs able to find good іnfοrmation fгom уour blog postѕ.


Lοοk at my hоmeρage: bucket truck sales
My page - used bucket truck

Anônimo disse...

Hіghly descriptivе article, ӏ enjoyeԁ
that bіt. Will there be a paгt 2?

Review mу weblog - streetsmarttaxi.com

Anônimo disse...

Do yοu mind if Ι quote a few οf your ρosts as long
as I prοvidе credіt anԁ sourсes bаcκ to youг
sitе? My blog ѕіtе іѕ іn the very same area οf interest аs
уours and my ѵisitors would truly benеfit fгοm sоmе of thе infoгmation you provide hеrе.
Ρlease lеt me κnοw if this оkay wіth you.

Сheers!

Feеl free tο visit my blοg post ... roofing shingles

Anônimo disse...

I'm gone to inform my little brother, that he should also visit this webpage on regular basis to get updated from latest gossip.

My page; roofing company oklahoma city

Anônimo disse...

Great blog here! Also yοuг site loads up faѕt!
What web host are you using? Can I gеt уouг
affiliate link to уouг host? I wish my web site
loadeԁ up as fast as yours lol

Have a looκ at mу web site: oklahoma city roofing company
My site :: Okc Roofers