sábado

VIAGEM MALDITA

 
VIAGEM MALDITA (The hills have eyes, 2006, Fox Searchlight Pictures, 107min) Direção: Alexandre Aja. Roteiro: Alexandre Aja, Gregory Levasseur, roteiro original de Wes Craven. Fotografia: Maxime Alexandre. Montagem: Baxter. Música: tomandandy. Figurino: Danny Glicker. Direção de arte/cenários: Joseph C. Nemec III/Alessandra Querzola. Produção executiva: Frank Hildebrand. Produção: Peter Locke, Marianne Maddalena, Wes Craven. Elenco: Aaron Stanford, Kathleen Quinlan, Ted Levine, Vinessa Shaw, Dan Byrd, Emilie De Ravin, Desmond Askew. Estreia: 10/3/06

Primeiro foi a onda de remakes de produtos orientais - que teve seu auge com "O chamado" e desapontou com o fraco "O grito". E depois veio a moda de refilmagem de "clássicos" do terror setentista, que começou com o surpreendentemente bom "O massacre da serra elétrica" - e que continuou com esse "Viagem maldita", revisão do apavorante "Quadrilha de sádicos", que Wes Craven dirigiu em 1977. Craven - que depois ficou rico com as séries "A hora do pesadelo" e "Pânico" - é um dos produtores dessa versão século XXI de seu filme, o que lhe dá, no mínimo, credibilidade. Mas o melhor mesmo é saber que o jovem Alexandre Aja (nascido em 1978) conseguiu dar cara e sangue novo (literalmente) ao original sem perder a sua essência cruel e violenta. "Viagem maldita" é um filmaço de terror que não deve nada à sua origem.

A maior diferença entre o filme de Craven e o remake de Aja - que escreveu o novo roteiro ao lado do amigo Gregory Levasseur - diz respeito à origem dos vilões da trama, que, de canibais no filme de 1977, tornaram-se vítimas dos testes radiativos realizados no  deserto do Novo México - fato real cujas consequências podem ser medidas pelas angustiantes fotos reais exibidas nos créditos iniciais.  São as pessoas deformadas e mentalmente perturbadas que irão aterrorizar uma família tradicional ianque durante as duas horas seguintes, grudando o espectador na cadeira até seu minuto final. Ajudado por uma maquiagem espetacular e uma edição de som fantástica, Aja constroi um suspense crescente que não poupa o público de sequências fortes - e lhe dá a oportunidade cada vez mais rara de se importar por seus protagonistas.



Aaron Stanford - o Piro de "X-Men" - é quem acaba assumindo a protagonização de "Viagem maldita", ecoando o Dustin Hoffman de "Sob o domínio do medo", um homem comum e aparentemente frágil que encontra forças desconhecidas dentro de si quando vê a si mesmo e à sua família ameaçados. Ele vive Doug Bukowski, que acompanha a viagem dos pais da esposa, que reuniram a família em uma viagem para comemorar suas bodas de prata. O detetive aposentado Bob Carter (Ted Levine) e sua esposa Ethel (Kathleen Quinlan) mantém uma relação saudável e, junto dos três filhos, do genro e da neta recém-nascida, pensam em chegar à California e curtir alguns dias de paz e sossego. Tudo começa a mudar, porém, depois que seu trailer tem os pneus furados em pleno deserto. A família se divide para procurar ajuda e passa, então, a ser brutalizada e assediada por um grupo de homens deformados e sádicos que vivem nas montanhas.

Quem nunca assistiu a "Quadrilha de sádicos" tem a seu favor o sabor de novidade, que permite mais sustos e choques. Mas é inegável que o roteiro dos jovens fãs do original não se furta a apresentar novos elementos e aprofundar-se no terror gráfico e psicológico. Ao eleger como protagonistas uma família saudável e amorosa - mas que mesmo assim demonstra discretos pecadilhos, como o tesão reprimido de Doug pela cunhada (Emilie De Ravin) - Aja os aproxima do público, que não apenas assiste ao filme, mas também sente-se parte integrante do clã, roendo as unhas e se torcendo na poltrona de medo e terror. A escolha do diretor em não fugir do desagradável - só a cena do estupro é muito mais chocante do que boa parte de toda a série "Jogos mortais" - também é certeira, refletindo o espírito de sua época, em que filmes de terror exploram muito mais o visual do que o subjetivo. No entanto, além de assustar, "Viagem maldita" também funciona dramaticamente como poucos filmes do gênero.

Contando com nomes consagrados em seu elenco - Kathleen Quinlan já concorreu ao Oscar e Ted Levine sempre será lembrado pelo antológico vilão de "O silêncio dos inocentes" - "Viagem maldita" apresenta personagens críveis, que vão se desenvolvendo conforme a história acontece, sempre de forma orgânica e verossímil. Esse pé na realidade - equilibrado pelo visual grotesco dos agressores - é talvez a maior qualidade do filme e o que o coloca como um exemplar acima da média. Para se ver com as luzes apagadas e no silêncio absoluto!


Um comentário:

Hugo disse...

Perfeito seu texto.

É um dos poucos casos de uma refilmagem do gênero que não perde nada ao original, inclusive apresenta um roteiro melhor.

Abraço

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...