sexta-feira

O SILÊNCIO DOS INOCENTES

O SILÊNCIO DOS INOCENTES (The silence of the lambs, 1991, Orion Pictures, 118min) Direção: Jonathan Demme. Roteiro: Ted Tally, romance de Thomas Harris. Fotografia: Tak Fujimoto. Montagem: Craig McKay. Música: Howard Shore. Figurino: Colleen Atwood. Direção de arte/cenários: Kristi Zea/Karen O'Hara. Produção executiva: Gary Goetzman. Produção: Ron Bozman, Edward Saxon, Kenneth Utt. Elenco: Jodie Foster, Anthony Hopkins, Scott Glenn, Ted Levine, Brooke Smith, Anthony Heald. Estreia: 30/01/91

7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Diretor (Jonathan Demme), Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster), Roteiro Adaptado, Montagem, Som

Vencedor de 5 Oscar: Melhor Filme, Diretor (Jonathan Demme), Ator (Anthony Hopkins), Atriz (Jodie Foster), Roteiro Adaptado
Vencedor do Golden Globe de Melhor Atriz/Drama (Jodie Foster)

Urso de Ouro Festival de Berlim: Melhor Diretor (Jonathan Demme)

Em Hollywood, uma regra não escrita dita que filmes lançados no início do ano tem poucas - ou nenhuma - chances nas cerimônias de premiação que acontecem no ano seguinte. Levando-se em consideração a quantidade de produtos que chegam às telas durante o período de um ano e o fato de que os estúdios deixam suas apostas para estrearem na época de maior visibilidade para as premiações - a saber, entre o feriado de Ação de Graças e o Natal - não é de se duvidar da afirmação. Mas toda regra tem exceções e, vez ou outra, os normalmente bitolados eleitores da Academia, por exemplo, descobrem que alguns filmes são tão bons que sobrevivem ao tempo e merecem sua homenagem. É o caso de "O silêncio dos inocentes", filmaço de Jonathan Demme que estreou em fevereiro de 1991 e mais de um ano depois arrebatou não só o Oscar de Melhor Filme do ano como reuniu no pacote as estatuetas de diretor, ator, atriz e roteiro adaptado, feito só conquistado antes em duas ocasiões em 1935, com "Aconteceu naquela noite", de Frank Capra, e em 1975 com "Um estranho no ninho", dirigido por Milos Forman. Além de ter superado a barreira cronológica e entrar no seleto grupo vencedor do Big Five, porém, "O silêncio dos inocentes" alcançou outro destaque - até hoje é o único filme de suspense/horror a abiscoitar o prêmio máximo do cinema.

Publicado em 1988, como uma espécie de sequência de "Dragão vermelho" - que por sua vez foi adaptado para o cinema em duas ocasiões, em 1986 (um fracasso) e em 2002 (um sucesso) - o livro de Thomas Harris logo chamou a atenção da atriz Jodie Foster, que apressou-se em comprar os direitos de adaptação. Porém, o ator Gene Hackman havia chegado na frente, pretendendo dirigir o filme e possivelmente estrelá-lo. Quando Hackman desistiu da ideia por não sentir-me mais à vontade participando de filmes violentos e Jonathan Demme - dono de um currículo que incluía mais claramente comédias como "Totalmente selvagem" e "De caso com a máfia" - assumiu o comando do projeto, Foster ofereceu-se para interpretar a protagonista, mas foi deixada de lado Demme queria Michelle Pfeiffer no papel. Depois que Pfeiffer, Meg Ryan e Melanie Griffith (!!!) também pularam fora devido ao tema um tanto quanto pesado do material, finalmente Jodie convenceu o cineasta de que era a atriz séria para viver Clarice Starling. Com o ator inglês Anthony Hopkins a bordo, na pele do vilão mais carismático da história do cinema, "O silêncio dos inocentes" estava pronto para estrear. O resto é história.



Pronto para estrear no outono de 1990, "O silêncio dos inocentes" teve sua estreia adiada pelo próprio estúdio - o já capenga Orion Pictures -, que preferiu focar seus esforços em promover o soporífero "Dança com lobos" junto aos eleitores da Academia. A estratégia funcionou - o filme de Kevin Costner levou 7 Oscar pra casa, a despeito de sua chatice - e a obra de Demme só foi ver a luz dos projetores no início de 1991. Mal sabia o estúdio que um ano depois estaria comemorando um bicampeonato - dessa vez muito mais justo - graças a um filme forte, tenso e sem concessões ao público médio. Um filme quase doentio e talvez justamente por isso, sensacional!

A aspirante a agente do FBI Clarice Starling (Jodie Foster) - cujo pai policial morreu quando ela ainda era criança - é chamada à sala de seu supervisor Jack Crawford (Scott Glenn) para que receba uma missão aparentemente banal e corriqueira entrevistar o famoso sociopata Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), conhecido pela alcunha de Canibal, por degustar suas vítimas. A versão oficial é a de que a agência precisa de alguns dados dele para uma pesquisa, mas logo a jovem descobre que os interesses em Hannibal são bem outros cientes do brilhantismo do prisioneiro - um psiquiatra de QI muito acima da média - os membros do FBI querem que ele ajude na captura de um outro assassino serial que vem atacando mulheres e arrancando suas peles, apelidado de Buffalo Bill. Fascinado pela inteligência de Starling, Lecter aceita ajudá-la em sua missão, desde que ela compartilhe com ele seus pensamentos mais pessoais, como em uma espécie de sessão de terapia. Mesmo alertada dos perigos que corre aceitando a proposta de Lecter, ela aceita o desafio, iniciando um perigoso duelo mental.
Apedrejado por instituições de direitos aos gays, que viram nele mais um incitador ao preconceito - uma vez que seu vilão é um transexual violento - "O silêncio dos inocentes" acabou se beneficiando das polêmicas. Com mais de 130 milhões de dólares arrecadados nas bilheterias americanas, o filme de Demme arrancou elogios entusiasmados da crítica desde sua estreia e o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Berlim de 1991 apenas reiterou as loas. Quando finalmente saiu da noite do Oscar multi-premiado (e já disponível no mercado de vídeo há um bom tempo), a história da fascinante relação entre uma agente do FBI com um psicopata canibal cimentou de vez sua importância na história do cinema.

Seguindo o material de origem com uma fidelidade quase canina, o roteiro de Ted Tally - merecidamente premiado com o Oscar - é um perfeito exemplo de como transportar um livro para as telas de cinema sem perder a sua essência. O clima de tensão constante que perpassa todo o romance de Thomas Harris nunca deixa de estar presente em sua versão cinematográfica. A direção firme e inteligente de Jonathan Demme respeita a história a as personagens acima de qualquer interesse em demonstrar versatilidade ou inovações. Ao confiar na trama e em seu desenrolar angustiante e excitante, Demme deixa que sua câmera discreta observe o embate entre Clarice e Hannibal - e posteriormente entre o FBI e Buffalo Bill - de forma seca, mas nunca indiferente. Jodie Foster entrega uma atuação arrebatadora, madura e corajosa como uma mulher sofrendo por demônios interiores enquanto caça os exteriores. Seu olhar expressivo consegue mixar terror, saudade e angústia na medida certa, sem exageros ou minimalismos estilísticos. Os olhos de Clarice são os olhos do público e como tal, são curiosos, nervosos, indagadores e se deixam hipnotizar por Lecter, em uma sublime interpretação de Anthony Hopkins, que teve sua carreira ressuscitada com seu Oscar, mas que depois de vários filmes repetindo a personagem acabou perdendo um pouco de seu fascínio. Na pele de Buffalo Bill, o ator Ted Levine - injustamente esquecido em todas as premiações do ano - consegue despertar pavor e asco, ainda que tenha que defender uma personagem praticamente indefensável. Somados à extraordinária trilha sonora de Howard Shore e à edição esperta de Craig McKay, a direção de Demme, o roteiro de Tally e o elenco impecável transformam "O silêncio dos inocentes" em um clássico moderno.

32 comentários:

Anônimo disse...

Anthony Hopkins e Jodie Foster estão sensacionais. A cena de Lecter golpeando o policial ao som de uma música clássica é fascinante.

Abs!

Hugo disse...

É um grande filme que até a conservadora Academia acabou premiando.

Anthony Hopkins intepreta um dos vilões mais assustadores da história, principalmente pela inteligência e cultura do psicopata.

Abraço

renatocinema disse...

Sem dúvida um pequeno clássico do gênero. Adorei seu comentário. Abs

chuck large disse...

Anthony Hopkins está SENSACIONAL assim como sua parceira em cena Jodie Foster, filme incrível

abs meu caro .. ;)

Thomás R. Boeira disse...

Uma obra-prima!!!

O jogo mental entre Lecter e Starling é simplesmente sensacional. Eles rebatem as perguntas que fazem uma para o outro de forma impecável. Os momentos "Quid pro quo" são, para mim, os melhores do filme!

As atuações de Anthony Hopkins e Jodie Foster são espetaculares. É mesmo uma pena que Ted Levine tenha sido esquecido nos prêmios.


Abração,
Thomás

http://www.brazilianmovieguy.blogspot.com/

Anônimo disse...

Hi there! This blog post couldn't be written any better! Reading through this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I will forward this article to him. Fairly certain he's going to have a very good read.

I appreciate you for sharing!
Feel free to surf my web-site ... how to trade penny stocks

Anônimo disse...

That is really interesting, You are a very skilled blogger.
I have joined your rss feed and look ahead to seeking more of your wonderful post.
Also, I've shared your site in my social networks
Visit my homepage how to make extra money at home

Anônimo disse...

I write a leave a response whenever I like a article on
a site or if I have something to add to the conversation.
Usually it's triggered by the sincerness displayed in the post I looked at. And on this article "O SIL�NCIO DOS INOCENTES". I was excited enough to drop a thought :) I actually do have some questions for you if you usually do not mind. Could it be just me or do some of these responses look like they are coming from brain dead folks? :-P And, if you are writing on other online social sites, I'd like to keep up with everything new you have to post.
Could you make a list every one of your shared sites like your
linkedin profile, Facebook page or twitter feed?
Feel free to visit my web blog forex strategy trading

Anônimo disse...

It is the best time to make a few plans for the future and
it's time to be happy. I have read this publish and if I may just I desire to counsel you some interesting things or tips. Perhaps you can write next articles relating to this article. I want to read even more issues approximately it!
Stop by my homepage - Forex Trading Platforms

Anônimo disse...

Generally I do not read post on blogs, but I would like to say that this write-up
very pressured me to try and do so! Your writing style has been surprised me.

Thanks, very nice post.
My blog - global forex

Anônimo disse...

Hello! Would you mind if I share your blog with my myspace group?
There's a lot of folks that I think would really appreciate your content. Please let me know. Many thanks
My blog post : facebook slot games

Anônimo disse...

What a stuff of un-ambiguity and preserveness of precious knowledge about unpredicted feelings.


My site ... any real way to make money online

Anônimo disse...

Good answers in return of this matter with firm arguments and telling everything about that.


Also visit my blog post; make money online easy
my page: fast and easy way to make money online

Anônimo disse...

Ahaa, its nice dialogue on the topic of this piece of writing
here at this web site, I have read all that,
so now me also commenting at this place.

Check out my page Easy Ways To Make Money At Home
my web page > easiest way to make money

Anônimo disse...

Hi! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be okay. I'm undoubtedly
enjoying your blog and look forward to new updates.

My web blog :: job opportunities to work from home

Anônimo disse...

Howdy! Would you mind if I share your blog with my zynga group?

There's a lot of people that I think would really appreciate your content. Please let me know. Thank you

Also visit my homepage :: online trading software

Anônimo disse...

It's remarkable to pay a visit this web site and reading the views of all friends concerning this article, while I am also keen of getting know-how.

My webpage :: forex managed account

Anônimo disse...

Hi there! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely enjoying your blog and look forward to new updates.


Also visit my page i need to save money

Anônimo disse...

I read this piece of writing completely on the topic of the comparison
of newest and earlier technologies, it's remarkable article.

Also visit my weblog :: forex systems

Anônimo disse...

Great post.

My web-site - how to make money on internet

Anônimo disse...

With havin so much content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation?

My site has a lot of exclusive content I've either authored myself or outsourced but it seems a lot of it is popping it up all over the web without my agreement. Do you know any solutions to help reduce content from being stolen? I'd definitely appreciate it.


My blog post - best way to make money online

Anônimo disse...

First off I want to say awesome blog! I had a quick question
that I'd like to ask if you don't mind. I was interested to know how you center yourself and clear your thoughts before writing.

I have had trouble clearing my thoughts in getting my thoughts
out there. I truly do enjoy writing however it just seems like the first 10 to 15 minutes
are usually lost just trying to figure out how to begin.
Any recommendations or hints? Cheers!

Review my website; way to make money online
Also see my web site - earn cash make money online

Anônimo disse...

Excellent article. I will be facing many of these issues as well.
.

Here is my web-site - virtual stock exchange

Anônimo disse...

Greate pieces. Keep posting such kind of information on your page.
Im really impressed by your site.
Hello there, You've performed an incredible job. I will definitely digg it and in my opinion recommend to my friends. I am sure they will be benefited from this site.

my blog post: options trading systems

Anônimo disse...

What's up to all, it's really a fastidious for me to go to see this
site, it includes valuable Information.

My web-site ... day trading basics

Anônimo disse...

Can you tell us more about this? I'd love to find out some additional information.

Also visit my blog: best utility Stocks

Anônimo disse...

Someone necessarily lend a hand to make seriously articles I might
state. This is the very first time I frequented your web page and to this point?
I amazed with the research you made to make this particular put up extraordinary.
Magnificent job!

Here is my web blog ... how to make more money

Anônimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something that
I think I would never understand. It seems too complicated and extremely broad for
me. I'm looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!

my web-site: Trading stocks
Also see my web site: buy penny stocks

Anônimo disse...

Having read this I believed it was extremely informative.
I appreciate you taking the time and energy to put this information
together. I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and posting comments.
But so what, it was still worth it!

Visit my site ... earn money online fast

Anônimo disse...

Way cool! Some very valid points! I appreciate you penning this article plus the rest of the website is very good.


Have a look at my homepage; online trading websites

Anônimo disse...

What's up to every one, as I am in fact keen of reading this web site's post to be updated daily.
It includes fastidious stuff.

Feel free to surf to my web page Trading Stock Online

Anônimo disse...

Every weekend i used to pay a visit this web page, for the reason that i wish for
enjoyment, for the reason that this this web page conations truly good
funny data too.

Feel free to visit my webpage - trading stocks

VAMPIROS DO DESERTO

VAMPIROS DO DESERTO (The forsaken, 2001, Screen Gems/Sandstorm Films, 90min) Direção e roteiro: J. S. Cardone. Fotografia: Steven Bernstein...