segunda-feira

UM MÊS, 31 FILMES - DIA 15 - MELHOR HORIZONTE (FOTOGRAFIA INESQUECÍVEL)

Contar uma história em imagens é uma arte. E alguns dos mais impactantes e inesquecíveis filmes contam com um diretor de fotografia como profissional essencial. Como esquecer o glorioso technicolor de "E o vento levou", por exemplo? E os coloridos gritantes dos filmes de Pedro Almodovar? E os horizontes dos westerns de John Ford?

Mas confesso que tenho uma queda por filmes em preto-e-branco, sejam eles clássicos ou contemporâneos. E uma das fotografias que mais me deslumbraram (deslumbram, deslumbrarão) é aquela que Janusz Kaminski criou em "A lista de Schindler". Parte integrante e essencial da narrativa de Steven Spielberg, ela é chocante, poética, realista mas nunca deixa de ser deslumbrante. Merecidamente premiada com o Oscar, é uma aula para qualquer diretor de fotografia. Impecável!

2 comentários:

Alan Raspante disse...

Fotografia eu indiquei Amélie Poulain, rsrs

Aline disse...

NOVAMENTE DE ACORDO.
SOU FÃ DE UM DIRETOR DE FOTOGRAFIA CHAMADO GABRIEL FIGEUROA, ELE É MEXICANO, NÃO SEI SE VOCÊ CONHECE, EU AMO FOTOGRAFIA DOS FILMES.
ELE É MUITO BOM.FICAADICA.

O VIOLINISTA QUE VEIO DO MAR

  O VIOLINISTA QUE VEIO DO MAR ( Ladies in Lavender, 2004, UK Film Council/Baker Street/Future Films, 104min) Direção: Charles Dance. Rot...