REVIRAVOLTA
(U-turn, 1997, Phoenix Pictures/Clyde is Hungry Productions/Illusion
Entertainment Group, 125min) Direção: Oliver Stone. Roteiro: John
Ridley, romance "Stray dogs", de John Ridley. Fotografia: Robert
Richardson. Montagem: Hank Corwin, Thomas J. Nordberg. Música: Ennio
Morricone. Figurino: Beatrix Aruna Pasztor. Direção de arte/cenários:
John Ridley. Produção executiva: John Ridley. Produção: Dan Halsted,
Clayton Townsend. Elenco: Sean Penn, Jennifer Lopez, Nick Nolte, Billy
Bob Thornton, Jon Voight, Joaquin Phoenix, Claire Danes, Julie Hagerty.
Estreia: 27/8/97 (Festival de Telluride)
Para
mostrar que não é um diretor preocupado apenas com as consequências da
guerra do Vietnã e com as mazelas políticas e sociais dos EUA - e
consequentemente fugir da pecha de cineasta mais propenso a polêmicas
do que a entretenimento puro e simples - Oliver Stone deixou de lado
suas obsessões mais caras (ou nem tanto, já que visualmente se manteve
fiel a suas narrativas rocambolescas) para assinar "Reviravolta", um
drama policial que mistura no mesmo balaio ultra-violência, sexo, humor
negro e incesto com a mesma naturalidade com que conta a história (já
tantas vezes contada pelo cinema) do homem que se mete com a mulher
errada na hora errada... e no caso de seu filme, também na cidade
errada. Subvertendo as regras visuais do cinema noir - ao substituir a
escuridão das sombras pela luz de um escaldante sol - com a fotografia
estourada de seu colaborador habitual Robert Richardson (oscarizado por
"JFK"), Stone criou uma espécie de episódio estendido de "Além da
imaginação", utilizando-se, para isso, de um roteiro que não cansa de
surpreender a plateia com novas informações e (com o perdão da
repetição) reviravoltas. Sexy, cruel e sarcástico, o filme, estrelado
por um impecável Sean Penn e uma estonteante Jennifer Lopez, não é dos
mais conhecidos trabalhos do diretor, mas é muito acima da média do
comportado cinema norte-americano.
O estilo
cinematográfico de Oliver Stone - imagens sobrepostas, diferentes tipos
de filmagem, edição extremamente ágil - fica claro logo nos primeiros
minutos de "Reviravolta", que mostram a chegada do misterioso Bobby
Cooper (Sean Penn) à Superior, no interior de Nevada. A caminho de Las
Vegas para pagar uma dívida de jogo que já o fez perder dois dedos da
mão, ele se vê obrigado a parar na pequena cidade depois que seu carro
estraga e, enquanto o bizarro mecânico Darrell (Billy Bob Thornton)
cuida do automóvel, ele passeia pelo calor sufocante do local, encravado
no meio do deserto. Como um oásis de beleza e sensualidade, seus olhos
caem na bela Grace (Jennifer Lopez), uma mulher provocante que não
demora em tentar seduzí-lo a despeito de ser casada com o feroz Jake
McKenna (Nick Nolte), um homem mais velho e violento que não demora a
propor um elaborado plano de assassinato ao atarantado rapaz. Sem
dinheiro para pagar sua dívida (por motivos que não convém revelar para
não estragar as surpresas) e nem ao menos a conta do mecânico, Bobby
fica tentado a aceitar a proposta, mas acaba se enroscando em uma trama
muito mais cheia de mentiras do que supunha a princípio. Não bastasse
isso, ele precisa lidar com outras personalidades estranhas do lugar,
como um velho índio cego (Jon Voight, irreconhecível em um papel que
Stone quis oferecer a Marlon Brando) e um casal de jovens (Claire Danes e
Joaquin Phoenix) que parece ter como missão na vida perturbar o pouco
que resta de sua paz.
Com
uma narrativa que apresenta resquícios de "Assassinos por natureza" -
imagens deformadas, personagens à beira da histeria e uma dose
superlativa de humor negro - "Reviravolta" pode até ser descrito por seu
diretor como um filme simples, mas há muito mais complexidade em seu
desenvolvimento do que uma primeira espiada pode mostrar. O que começa
com um simples road movie macabro vai se transformando lentamente em um
tenso exercício de suspense, banhando em uma sensualidade crua -
enfatizada pela iluminação saturada que amplia a sensação claustrofóbica
- e uma sucessão de traições que remete aos mais famosos escritores
pulp americanos, como se Raymond Chandler e Dashiel Hammett
substituíssem os bares degradantes e agências de detetives que habitam
seus romances por um deserto tão pernicioso quanto. É irônico perceber
que, por menos correto e honesto que seja, Bobby é o heroi da história,
sendo pego como uma mosca na teia de volúpia e corrupção de Grace e
Jake. O roteiro de John Ridley - o mesmo que ganhou o Oscar por "12 anos
de escravidão" quinze anos mais tarde - é tão sacana que não resta
opção ao público senão torcer pelo protagonista mesmo que ele destoe
radicalmente do ideal do bom-mocismo cinematográfico. E para isso conta
muito que ele seja interpretado por Sean Penn, o melhor ator de sua
geração.
Primeira escolha de Oliver Stone para
protagonizar o filme, Penn quase ficou de fora da produção devido a
problemas de agenda, sendo substituído por Bill Paxton até quase o
início das filmagens, quando retomou o papel (que felizmente foi
recusado por Tom Cruise, que facilmente poderia estragar o resultado
final com seu ar de eterno galã). Apresentando uma das melhores atuações
de sua carreira, o ator transita com naturalidade entre o tédio, o
medo, a fúria, o tesão e a perplexidade, contagiando com seu imenso
talento até a então novata Jennifer Lopez, que, mesmo não precisando
fazer mais do que aquecer a tela com sua beleza candente, se mostra uma
atriz promissora e dedicada. Sua química com Sean Penn é outro destaque
de um filme repleto de qualidades que infelizmente passou quase em
branco pelos cinemas - nos EUA é fácil odiar os trabalhos de Oliver
Stone graças a suas ideias "perigosas", e tal desprezo acabou
prejudicando a carreira internacional de "Reviravolta". Felizmente,
sempre há tempo para reparar tal erro e conhecer - ou redescobrir essa
pequena pérola de sua filmografia.
Filmes, filmes e mais filmes. De todos os gêneros, países, épocas e níveis de qualidade. Afinal, a sétima arte não tem esse nome à toa.
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Um comentário:
Acabo de ver, e realmente vale a pena absorver toda a complexidade do filme ...
É possível viver várias emoções com esse elogiado, e obscuro, filme !!
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