MISS
SIMPATIA (Miss Congeniality, 2000, Castle Rock Entertainment/Village
Roadshow Pictures, 109min) Direção: Donald Petrie. Roteiro: Marc
Lawrence, Katie Ford, Caryn Lucas. Fotografia: László Kovács. Montagem:
Billy Weber. Música: Edward Shearmur. Figurino: Susie DeSanto. Direção
de arte/cenários: Peter Larkin/Barbara Haberecht, Randy Smith Huke.
Produção executiva: Bruce Berman, Marc Lawrence, Ginger Sledge.
Produção: Sandra Bullock. Elenco: Sandra Bullock, Michael Caine,
Benjamin Bratt, Candice Bergen, William Shatner, Ernie Hudson. Estreia:
14/12/00
Depois de ter dirigido o ônibus ameaçado
de explosão em "Velocidade máxima" (94) - um sucesso tão justo quanto
inesperado - Sandra Bullock tornou-se, de imediato, em uma das maiores
estrelas em ascensão do cinema americano. Filmes como "A rede" e
"Enquanto você dormia" lotavam as salas de cinema simplesmente por tê-la
em seus elencos, e o público parecia encantado com sua imagem de garota
normal, tangível e esperta. Então, de uma hora pra outra, parecia que
tal mágica havia acabado: com uma sucessão de más escolhas (incluindo um
segundo capítulo de "Velocidade máxima", dessa vez a bordo de um
navio), Bullock estava em vias de repetir o caminho de várias outras
atrizes de sucesso efêmero, que sumiram diante da chegada de novos
rostos e corpos. Foi então que uma comédia simples, direta e sem medo de
ser popular lembrou o público que ela podia ser encantadora e
carismática quando explorada devidamente. Com uma renda de mais de 100
milhões de dólares arrecadados nas salas americanas, "Miss Simpatia"
devolveu à Sandra o título de grande estrela (ainda que por pouco tempo)
e comprovou o poder da despretensão.
Sem ambições
outras que não fazer rir e divertir o público por pouco menos de duas
horas, "Miss Simpatia" é entretenimento garantido para quem gosta de
Sandra Bullock e até para quem não nutre por ela a maior das simpatias.
Graças a um roteiro com piadas ligeiras (apesar de previsíveis em alguns
casos) e à participação de veteranos como Candice Bergen, William
Shatner e Michael Caine - roubando a cena como um especialista em criar
misses - o filme de Donald Petrie parte de uma piada única para
conquistar a plateia com uma sucessão de gags visuais e verbais que o
dotam de um ritmo agradável e ágil, capaz de agradar até ao mais
exigente dos espectadores (exceto, é claro, aqueles que não se sentem
atraídos pelo gênero em si). É difícil não se deixar conquistar pelo
humor desprovido de intelectualidades e soltar uma ou outra gargalhada -
se não por Bullock, ao menos pela crítica sem disfarces ao culto
obsessivo pela superficialidade que domina os concursos de beleza (ainda
que, no fundo, até mesmo consiga lhe ser simpática no cômputo final).
A
trama é puro nonsense: um terrorista que anda desafiando a polícia e
tem a alcunha de "Cidadão" ameaça, através de uma carta anônima, o
concurso de Miss Estados Unidos, a ser realizado no Texas. A forma
encontrada para evitar que o criminoso faça novas vítimas é infiltrar
uma agente dentre as candidatas ao título. A missão acaba sobrando para
Gracie Hart (Sandra Bullock), única mulher na corporação com as
características necessárias para não despertar suspeitas... pelo menos a
princípio, já que a jovem não é exatamente um modelo de feminilidade:
desleixada, grosseira e sem o menor vestígio de vaidade, ela só aceita
fazer parte da força-tarefa para limpar sua barra junto aos colegas,
depois de ter sido quase responsável pela morte de um deles. Corajosa e
inteligente, Gracie precisa apenas transformar-se completamente em uma
cinderela, da noite para o dia, e para isso conta com a ajuda de Victor
Melling (Michael Caine), outrora famoso e atualmente decadente
coordenador dos mais importantes desfiles do país. Aos poucos, Gracie -
uma feroz crítica do sistema machista dos concursos - vai se tornando
uma mulher atraente, despertando a inesperada atração do colega Eric
Matthews (Benjamin Bratt) e fazendo amizade com as demais candidatas.
Suas confusões para chegar ao criminoso, porém, levam ao desespero a
organizadora do show, Kathy Morningside (Candice Bergen), que vê na
policial tudo que há de mais errado na nova geração de mulheres
americanas.
Que não se espere de "Miss Simpatia" mais
do que uma simpática, leve e realmente engraçada comédia de situações.
Utilizando-se de uma premissa extremamente clichê (o mito de Pigmalião),
o roteiro debocha dos concursos de beleza, brinca com as expectativas
relativas a gêneros e, apesar das caras e bocas de Sandra Bullock - que
frequentemente exagera na composição da personagem central - tem um
elenco coadjuvante que vale a sessão: Michael Caine, Candice Bergen e
William Shatner (como o veterano apresentador do concurso) estão
sensacionais, roubando cada cena em que aparecem. Uma bola dentro na
carreira de Sandra - que infelizmente não aprendeu a lição de
"Velocidade máxima" e pouco tempo depois entraria em uma continuação das
aventuras de Gracie Hart, mas dessa vez sem graça e sem sucesso.
Filmes, filmes e mais filmes. De todos os gêneros, países, épocas e níveis de qualidade. Afinal, a sétima arte não tem esse nome à toa.
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